Ari D de Oliveira

Blogs y Canales

¡Bienvenidos al sitio web!

Última actualización: enero de 2025

Home Vida Digital Tecnologia Viajes Redes

Daugavpils
por Ari D de Oliveira

Este sitio completa mi experiencia en Internet

Visitar Daugavpils, Letônia © / Internet
Visitar Daugavpils, Letônia (Látvia) © / Internet

Trotamundos y amante de la tecnología, he visitado 44 países y planeo visitar 6 países más al año que viene. Me encanta el marketing, los negocios, la programación, la moda, la belleza y la cocina.


Daugavpils


Latgalia
Com pouco mais de 80 mil habitantes, Daugavpils é a segunda cidade mais importante da Letônia ou Látvia (English | Français), após a capital, Riga.
A Latgalia, contrariamente ao resto do país, era uma região onde a religião predominante era a religião católica.

Daugavpils fica a 230 km ao sudeste da capital do país em viagem de automóvel, ônibus ou trem que dura cerca de 3 a 3h30.


Situada no sudeste do país na região da Látgalia (norte) e da Selônia (sul), a didade é atravessada pelo Rio Daugava, Daugavpils se encontra vizinha ao Belarus, do qual está distante apenas 30 km.

Fortaleza de Daugavpils

A construção da Fortaleza de Daugavpils pelo Tzar Alexandre I no início do século XIX teve por objetivo proteger a região da Invasão Francesa de Napoleão à Rusia. Mas, a invasão ocorreu em 1812, apenas dois anos após o início das obras.

Além da sua Fortaleza do século XIX, também conhecida como Fortaleza de Dinaburgo ou ainda Fortaleza de Dvinsk, Daugavpils também é famosa por suas construções de tijolos vermelhos.
A Fortaleza de Daugavpils, um dos cartões postais da cidade, é a única fortaleza do gênero a estar bem conservada em toda a Europa do Norte.

No interior da fortaleza funciona o Museu Rothko, museu de arte contemporânea e cultura.
Antes da construção da fortaleza, no seu lugar havia uma antiga Igreja dos Jesuítas.

Daugavpils foi no passado a capital Livônia polonesa.


Daugavpils, Eixo de Comunicações


Graças à sua localização privilegiada, 30 km do Belarus e 25 km da Lituânia, Daugavpils encontra-se a meio caminho para aqueles que também desejam visitar estes dois países. De Daugavpils até a fronteira russa via a cidade de Rezekne são apenas 120 km.

Daugavpils - Minsk
Em tempos normais há ônibus de Daugavpils para Minsk, o que é uma boa opção para uma excursão de fim de semana.


Como os outros dois Países Bálticos o país foi invadido pelos Cavaleiros Teutônicos, a Suécia, a Polônia-Lituânia e pela Rusia. É um país independente (como os outros dois) desde o colapso da União Soviética, em 1991.
Cerca de 72% da população se consideram letões, seguidos de 20% que são considerados russos.


Turismo


Importante destino turístico da Letônia ou Látvia, dentre as principais atrações turísticas de Daugavpils os destaques são:

• a Fortaleza de Daugavpils

• o Museu Rothko (Arte Contemporânea)

• o Zoológico de Látgalia

• o Museu Regional de Daugavpils

• o Centro de Tradição Culinária "Shmakovka", uma bebida típica da região da Látgalia


Indústria e tecnologia

Estação terminal da linha de trem Riga-Daugavpils a economia local era alavancada pela linha férrea, com armazens e oficinas de reparo dos trens, que permanece até os dias atuais.

Na cidade está localizada a Univeridade de Daugavpils, o mais importante estabelecimento de ensino superior da Latgalia e a maior universidade regional do país.

Além desta, existe uma filial da Universidade Técnica de Riga na capital cultural da Latgalia.


Daugavpils Hoje

Maior cidade da Latgalia, o maior trunfo de Daugavpils é a sua estratégica localização geográfica, numa região onde se encontram a Letônia, o Belarus, a Lituânia e a Rusia.

A primeira cidade da Latgalia (a segunda é Rezekne) é famosa por sua história, sua localização, seu centro histórico e suas construções de tijolos vermelhos, sua cerâmica e os vários lagos.


Cozinha da Letônia

Aproveite sua visita à Letônia e saboreie os deliciosos pratos da cozinha letã! Uma autêntica cozinha da Europa do Norte com fortes influências dos países vizinhos, que tira proveito dos bons e abundantes produtos da agricultura do país. A carne mais consumida é a carne de porco. Os peixes também ocupam lugar de destaque.
Dentre as especialidades mais populares, destacam-se: o smorgasbord (aukstais galds), o sipolu sitenis e a sopa grybo sriuba.

Com petiscos e pratos conhecidos e bastante populares, dos quais se destacam o piragi, o queijo típico janus siers e o rupjmaize (pão escuro).
Aproveite sua viagem para lançar-se também em uma deliciosa aventura gastronômica! E não deixe de provar a kvas, uma bebida típica do país.
Saber mais sobre a Cozinha da Letônia


Atrações da Letônia


Muitos turistas visitam a Letônia ou Látvia para descobrir suas principais atrações (veja abaixo), que incluem a cidade medieval de Riga, Liepaja e outras atrações naturais (paisagens dos parques naturais).
Outros, além destas, incluem visitas a museus, galerias, descobertas gastronômicas e provar as delícias da cozinha do país, regional e local, encontrar diversão e conhecer um pouco da vida cultural e noturna. Tudo isso e muito mais você encontrará nestas páginas.

Com dimensões continentais e uma surpreendente diversidade de paisagens e de povos, são as seguintes as 10 mais desejadas e visitadas atrações da Letônia ou Látvia:

Riga

Daugavpils (Latgalia)

Liepaja

Jelgava

Jurmala

Ventspils

Rëzekne

Valmiera

Jëkabpils

Ogre


Regiões da Letônia

O território do país está dividido em 5 regiões (sem fins administrativos):
A região da capital: Riga; Além da Curlândia (Kurzeme), Látgalia, Vidzerne e Semigália.


Principais cidades da Letônia

As 10 principais cidades da Letônia ou Látvia são:
  1. Riga, a capital
  2. Daugavpils
  3. Liepaja
  4. Jelgava
  5. Jurmala
  6. Ventspils
  7. Rëzekne
  8. Valmiera
  9. Jëkabpils
  10. Ogre


Principais Destinos turísticos da Letônia

Importante destino turístico da Europa do Norte (Países Bálticos) a Letônia ou Látvia tem variadas atrações para oferecer aos visitantes.

Os principais destinos turísticos da Letônia ou Látvia são:
  1. Riga, a capital
  2. Daugavpils
  3. Liepaja
  4. Jelgava
  5. Jurmala
  6. Ventspils
  7. Rëzekne
  8. Valmiera
  9. Jëkabpils
  10. Ogre



Próximas paradas

Primer viaje programado tras la famosa pandemia del covid-19, el itinerario inicial incluía visitar siete países entre los cuáles están los países bálticos: Próximas paradas

Países Mais Bonitos

Da África, Américas e Europa

Não é uma tarefa fácil escolher o mais bonito entre os 44 países que visitei até agora. Mais países serão muito em breve incluídos nesta lista (veja abaixo).


Estados Unidos
Os Estados Unidos são o país número um para visitar por muitas razões; lugares maravilhosos para descobrir, como o Grand Canyon, o Parque Yosemite, a praia Big Sur e o Parque Nacional Everglades.

Além disso, há muitos outros lugares excelentes para visitar, incluindo cidades, parques nacionais, compras para turistas e outras atrações.

França
Pela sua incrível diversidade de paisagens, a França vem depois dos Estados Unidos;.

A França é um país imperdível para os amantes da gastronomia, vinho, queijo, moda e muitos outros produtos de prestígio. Com uma rica herança histórica e muitos castelos, para mim, é um destino irresistível.

Reino Unido
O Reino Unido é um destino de férias que definitivamente deve estar na sua lista de desejos.

Para mim, Londres, a Abadia de Westminster, o Museu Britânico e a vida noturna de Londres valem uma visita. Fazer compras também é essencial.

Itália
A Itália, além de suas paisagens diversas, vale a pena ser visitada por ser um dos berços da nossa civilização. Além disso, a culinária e os vinhos, assim como a moda e o estilo, são aspectos inconfundíveis deste país acolhedor. Para mim, o Coliseu de Roma, a Torre Inclinada de Pisa e Veneza são destinos imperdíveis.

Mis países en la lista principal

Estados Unidos

Francia

Reino Unido

Italia

Las 5 ciudades más importantes

De los cientos de ciudades que he visitado, las que más me gustan son (en este orden):

Nova York

Paris

Londres

Amsterdã

Praga


Otras ciudades que me gustaron mucho son:

San Petersburgo

Lisboa

Venecia


Los museos más grandes

Está previsto que la aplicación para Android del Museo del Hermitage se lance durante el verano de 2025.


Mais bonito

British Museum

The Musée du Louvre

MoMA

Ermitage

Museu Nacional de Antropología, Cidade do México

Mais visitado

Portugal

Espanha

Checo República

Alemanha

Suíça